Jardinagem – Confira 3 dicas para você deixar seu jardim sempre bonito

Thumb Jardinagem – Confira 3 dicas para você deixar seu jardim sempre bonito

Jardinagem

Observação aliada à técnica.

A sensibilidade no manuseio das plantas.

Olhar atento à natureza.

Jardinagem é essa mistura de conhecimento, sabedoria e respeito para com o solo, as espécies vegetais e o ambiente em que vivemos.

A pressa, o consumo desenfreado da informação e o imediatismo fazem com que deixemos de lado a capacidade de observar.

A calma e a paciência de analisar as necessidades da planta são virtudes de poucos nos dias de hoje.

A jardinagem proporciona exatamente este contato com as plantas, que se traduz em bem-estar.

O que é um jardim?

Jardinagem remete ao jardim, ao local de plantio e cultivo de espécies ornamentais. Este, por sua vez, é um ambiente de uso restrito ou coletivo, e pode ser residencial, comercial.

Mas, afinal, o que simboliza um jardim? O que é um jardim?

Jardim é considerado uma área delimitada, restrita. Imediatamente imaginamos um local com grande diversidade de plantas: árvores, arbustos, grama, mas isso não precisa ser o único elemento do jardim.

Pedras; espelhos d´água, como: lagos, quedas d´água, fontes; e elementos de decoração como vasos, esculturas e demais objetos decorativos, e mobiliários são partes integrantes do jardim.

Jardim de pedras, jardins de chuva, jardim vertical, jardins suspensos, jardim de vasos. São alguns exemplos que se diferem pelo uso de plantas drenantes, por exemplo, no jardim de chuva, com a finalidade de atender a necessidade de uma determinada área (ambientes alagados).

Ou por um jardim vertical, como sugestão para pequenos ambientes. Ou como o jardim de pedras, que prioriza o trabalho com pedras de tamanhos e formatos diferentes, e pouca ou nenhuma vegetação.

Contudo, a área do jardim nos permite criar, incorporar elementos em um determinado espaço. A jardinagem por sua vez, é o preparo, cuidado/manutenção dessa área, e que pode ser muito proveitosa para nosso bem-estar.

Benefícios da jardinagem

Figura 2 – Benefícios da jardinagem

Jardinagem – interação com o meio ambiente

O conhecimento da técnica é importante, é à base de toda a implantação. Contudo, se há referências, livros e guias de jardinagem é porque, em algum momento, houve a observação. A manutenção e a frequência são fundamentais para que o jardim permaneça harmônico e benéfico para as pessoas e o meio.

Montar um jardim requer conhecimento sobre espécies vegetais, visto que cada planta tem suas necessidades a serem supridas. Significa criar um ambiente para o desenvolvimento das plantas.

A adaptação da planta em um novo ambiente é um processo longo que evolve as etapas da implantação, uma vez que dependerá de fatores químicos, físicos e biológicos para se desenvolver. Por isso, o conhecimento de solos, adubação e manutenção são alguns dos itens indispensáveis para a implantação de um jardim.

O profissional da área necessita de conhecimentos para o preparo da terra, a adubação, plantio e espécies vegetais, além de informações para manutenção, detecção de pragas e doenças e, principalmente, a sensibilidade e a observação para trabalhar com plantas.

Jardinagem em Pequenos Espaços

Figura 3 – Jardinagem em pequenos espaços.

Além dos benefícios que a jardinagem oferece, aplicá-los no dia dia é fundamental para conquistar resultados positivos.

Por isso, deixe a desculpa de lado e aproveite seu pequeno jardim para planejar uma horta em vasos, ou jardim vertical, um pequeno canteiro de ervas aromáticas, ou até mesmo o plantio de uma árvore frutífera.

No Aromas da Paisagem, você encontrará dicas e sugestões de como plantar, como fazer manutenções, de forma simples e eficiente, para você cuidar do seu jardim e realizar jardinagem em pequenos espaços.

Com o intuito de criar um espaço para interagir com a natureza é necessário se permitir conhecer, aprender, buscar alternativas e adaptações para pequenos espaços.

Planejar uma horta em casa é uma ótima sugestão para cultivar alimentos de qualidade, e aproveitá-los para consumo.

A implantação de vasos também é ideal para pequenos espaços, ou até mesmo para ambientes que exigem mudanças constantes, pois possibilita a transição dos vasos para outros ambientes.

A organização e realização do plantio desde a implantação e manutenção do jardim, fazem parte do trabalho paisagístico proposto.

Fonte das Figuras: Pixabay

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE