A Tecnologia da Sala de Aula Invertida

Thumb A Tecnologia da Sala de Aula Invertida

A sala de aula invertida constitui um novo conceito de sala de aula que é modificado principalmente pelo uso das novas tecnologias, assim a tecnologia da informação é a principal aliada do conhecimento, produzindo principalmente conteúdos relacionados a aprendizagem nas diversas modalidades e etapas da educação.

Os primeiros a utilizarem a proposta de sala de aula invertida foram os professores Begrnman e Aaron Sams, do estado do Colorado, Estados Unidos da América no ano de 2007, estes dois professores descobriram um software que gravava os slides utilizados em aulas, eles gravaram e postaram para alunos que perdiam a aula, os vídeos rapidamente se espalharam e os professores ficaram famosos pela nova maneira de ensinar.

No Brasil havia um grande crescimento da Educação a Distância, com investimentos do estado em Ensino Superior, surgia um novo ambiente de aprendizagem o AVA, sobre esta perspectiva as aulas semipresenciais que já dispunham de ambientes on-line de aprendizagem a distância viram uma possibilidade de trabalho com sala de aula invertida, utilizando pesquisas e conteúdo para slide.

Qual a diferença de sala de aula invertida e a sala de aula tradicional?

O novo conceito de sala de aula chamado sala de aula invertida modifica principalmente o material utilizado na sala de aula tradicional, atualmente podem ser utilizados tabletes e notebooks que substituem os materiais como caderno, lápis e borracha.

Os livros digitais também podem ser utilizados em substituição dos tradicionais livros em sala de aula, a editor FTD investe em livros didáticos e digitais, são livros interativos que auxiliam na aprendizagem dos alunos.

Os ambientes de aprendizagem on-line Ava e Blackboard suportam conteúdos que podem ser abertos em casa ou na escola, através dos tabletes e computadores, os ambientes virtuais permitem que o professor ou a instituição escolha o conteúdo que irá integrar o aprendizado do aluno, slides, filmes e livros digitais.

 

Papel do professor na sala de aula invertida

O professor na sala de aula invertida ganha mais espaço para discutir o conteúdo com o aluno que tem a oportunidade de pesquisar em casa através do conteúdo digital, a escola é um lugar para organizar as ideias e fazer perguntas ao professor, o espaço também pode ser utilizado para debates, projetos e trabalhos relacionados ao conteúdo.

Os ambientes de aprendizagem AVA e Blackboard oportunizam cada vez mais o trabalho de um novo tipo de professor, o professor conteudista responsável pelos conteúdos criados para ambientes de aprendizagem como slides, materiais pdf, áudio e vídeos, e o professor tutor que é responsável pelo esclarecimento de dúvidas dentro do ambiente de aprendizagem on-line, em fórum e chats, o professor tutor também deve ser capaz de esclarecer dúvidas relacionadas ao funcionamento e ferramentas do ambiente de aprendizagem.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE